Forro OWA garante acústica de teatro apropriada.

Contate-nos
Categoria:
Notícias

Painel em MDF Nexacustic foi aplicado no teatro Porto Seguro, São Paulo, em módulos de 800 x 2.320 mm, atendendo às exigências do projeto de arquitetura e acústica.

Com 4,2 mil m², o Teatro Porto Seguro faz parte do complexo comercial da empresa que criou um novo edifício para receber eventos culturais. O teatro tem capacidade para pouco mais de 500 lugares, com piso térreo, mezanino e frisas. Também conta com sofás e uma cafeteria.

O programa agrega área da plateia, foyer, lobby inferior e superior, salas de ensaio, sala e recepção dos artistas e bilheteria.

Com projeto de arquitetura do escritório AIC Arquitetura e Urbanismo e desenvolvimento do engenheiro Alexandre Sresnewsky, o estabelecimento destaca-se, ainda, por possuir infraestrutura para acessibilidade, com rampas de acesso e elevadores.

DESAFIO

Considerando o tipo de ambiente – um teatro multiuso –, o projeto identificou a necessidade de especificar painéis para o revestimento das paredes capazes de absorver e difratar o som nas mais diversas frequências para cada local e função acústica prevista. Ao mesmo tempo, o material deveria aliar estética, resistência e durabilidade.

Um detalhe importante estava na configuração arquitetônica do local, uma vez que os revestimentos deveriam acompanhar a inclinação do piso da plateia e obedecer a distanciamentos variáveis entre e alvenaria e o painel acabado.

Essa situação não seria atendida, por exemplo, com a aplicação de estrutura metálica, pois seria inviável chegar a uma cota de distância que variasse de 50, 100 e 200 mm entre o painel e a alvenaria.

SOLUÇÃO

Mais do que o fornecimento do forro acústico apropriado, a OWA forneceu uma solução técnica completa conforme projeto especificado: o modelo Nexacustic, um painel em MDF fabricado com tecnologia europeia, dotado de qualidade e resistência necessárias.

Para a instalação atender o distanciamento adequado entre painel e alvenaria, foram desenvolvidos módulos de 800 x 2.320 mm. Esse dimensionamento especial resolveria o problema da obra e proporcionaria precisão e agilidade ao processo de montagem.

Os módulos foram instalados diretamente nas alvenarias, de acordo com os critérios do projeto de acústica. Assim, essas “caixas” receberam os forros Nexacustic 32 (para os módulos de absorção) eNexacustic liso (para os módulos de reflexão).

A montagem contou com o auxílio de espaçadores reguláveis – fixados aos módulos – para garantir o prumo e o alinhamento. O processo iniciou-se do piso acabado para o teto, com folgas de 1 a 2 mm entre os módulos, prevendo a dilatação dos materiais.

Na sala de ensaio também foram desenvolvidos suportes auxiliares e guias telescópicas, seguindo o projeto, que pedia em uma das paredes os painéis Nexacustic T32, de 400 x 2.430 mm, na forma de trapézios.

As propriedades técnicas dos forros Nexacustic garantiram ao projeto aspecto agradável, acústica de alto nível e resistência ao uso e ao toque.

DESCRIÇÃO DO PRODUTO

Nexacustic está disponível com superfície lisa, frisada, perfurada ou ranhurada. Os forros são produzidos em MDF revestido em papel melamínico padrão amadeirado com folha de madeira natural – eles também podem ser laqueados em várias cores. Os produtos têm matéria-prima ignífuga (incombustível) e atendem à linha de forros e revestimentos acústicos que proporciona soluções sob medida a projetos novos ou já existentes. Seu uso é indicado em teatros, auditórios, restaurantes, estúdios, salas de videoconferência, casas de shows, entre outros. A linha oferece até cinco anos de garantia.

Fonte: www.owa.com.br