Dicas para deixar ambientes pequenos mais amplos!

Contate-nos
Categoria:
Notícias

Quartos pequenos estão mais do que presentes nos projetos de casas e apartamentos. Aos desiludidos com a falta de espaço, a boa notícia é que dicas simples de decoração podem colaborar para tornar os dormitórios mais práticos e com aparência maior. Confira 10 sugestões dos arquitetos Sergio Astrauskiene e Gleice Cantero.

CORES –  Invista em tons claros, que conferem sensação de amplitude. Alguns detalhes também são bem-vindos, uma das paredes pode contar com painéis, papel de parede, adesivos.

ESPELHOS – Na decoração os espelhos têm a função de proporcionar aspecto maior aos ambientes.Uma sugestão é anexá-los à porta de correr do armário, assim, não ocupam espaço na parede.

CAMA –  Gavetas na cama são uma boa opção para ambientes pequenos. A cabeceira é um importante item de decoração, que deve harmonizar com o estilo do restante do projeto, podendo ser almofadada, de madeira ou de ferro.

PAREDES – Abuse delas com detalhes suspensos, prateleiras e nichos. Eles colaboram com a organização.

OBJETOS E ROUPA DE CAMA – O ambiente claro pode ganhar cores e detalhes por meio de tapetes, roupa de cama, almofadas, cadeira colorida, pufe, quadros. Tudo isso sem exagero, é claro, e com tonalidades complementares. Se enjoar do visual, basta trocar os objetos e tecidos.

TV – Colocar a televisão na parede é uma opção para ocupar menos espaço nos móveis.

PORTA RETRATOS – Porta-retratos podem incrementar a decoração e reavivar memórias. É permitido investir em molduras de modelos e tamanhos diferentes, dependendo do estilo do dono do quarto.

FACILITE A CIRCULAÇÃO – Encher o quarto de móveis pode atrapalhar a circulação, principalmente em quartos pequenos, então recomenda-se deixar corredores de pelo menos 60 cm nas laterais das camas e em frente aos armários.

ORGANIZAÇÃO – Quanto menor o ambiente, mais organizado ele deve ser. Objetos jogados, sem espaço para serem guardados, poluem o quarto.
Por isso, os móveis precisam de um bom planejamento.

MÓVEIS – Os móveis do quarto podem ser de materiais variados, como madeira, laca e fórmica. Portas de correr otimizam o espaço, assim como uma bancada de estudo ao lado da cama, que também tem a função de criado-mudo.