Dicas de isolamento acústico para sua casa

Contate-nos
Categoria:
Notícias

Você chega em casa, depois de um dia longo e estressante de trabalho e só quer uma bom banho, sua cama confortável e o silêncio… Enfim, o silêncio! Mas eis que, ao invés do silêncio merecido, você tenha que conviver com aquele barulho da avenida, com os gritos dos vizinhos, com a música alta do bar ao lado…

Que loucura! Enquanto você quer paz e sossego, tem que conviver com um barulho estarrecedor. Mas seguem algumas dicas de como fazer um isolamento acústico em casa, assim você não mais se incomodará com tanta barulheira, e também não perturbará os seus vizinhos, caso queria escutar aquela música no último volume.
Isolamento Acústico

A briga por silêncio é algo muito sério e que pode trazer alguns riscos e danos financeiros para os moradores, pois existem processos rolando na justiça por conta do barulho causado por vizinhos, bares, boates e casas de shows. Algumas construções mais recentes já trazem embutida em sua estrutura alguns métodos que minimizem o alastramento de ruídos. Mas se a construção for um pouco mais antiga e não tiver esse recurso, o próprio morador pode seguir algumas dicas que servem de isolamento acústico, impedindo assim que o som entre ou saia do ambiente.

Vejamos Algumas Dicas
·Os pisos frios, lisos e brilhantes são os preferidos por nós, mas eles provocam muito eco e som se dissipa com mais facilidade. O revestimento capaz de isolar o som é duro, característica esta que se enquadra em carpetes, tacos de madeira, mármore, granito, pisos de vinil e cerâmica. Uma boa dica é usar tapetes, principalmente os mais felpudos, pois ele vai reter o som no ambiente;

·Quanto às paredes, existem várias opções e é bem interessante quando podemos revesti-la com um painel de madeira. Por trás desse painel de madeira é interessante preenche-lo de tecido com matelassê.
Também pode ser usado um painel de gesso com as suas formas côncavas e convexas irregulares e também tapeçarias. Isso ajuda o som a não se dissipar.

· Para impedir que o som se propague pelas janelas, podemos usar persianas em formas de rolo ou silhouette, que podem ser revestidas com um tecido grosso, tipo linho ou veludo.

·No teto, podemos usar forro modular do tipo espuma lisa. Nas lojas especializadas, esse tipo de espuma lisa é conhecida como forro acústico. Outra opção é o forro de gesso com depressões para embutimento de fileiras de luminárias.

Alguns Materiais que Auxiliam na Tarefa de Isolamento Acústico

Tecidos
Os tecidos, além de serem usados em grande escala na decoração, são isolantes acústicos e o seu custo não é muito caro, sendo, assim, acessíveis. O ideal é que o tecido escolhido seja mais pesado e grosso, pois terá a função de abafar o som.

Como isolamento acústico, eles podem ser usados de várias maneiras. Se usados no chão, podemos abusar dos tapetes mais felpudos e macios. As cortinas podem ser de veludo, o que, além de reduzir o ruído, reduz também a entrada de luz e são recomendadas para salas e quartos. Os estofados e almofadas também são peças eficazes na absorção do som.

Os tipos leves como a seda, o cetim, crepe, renda, organza, entre outros tecidos leves, tem um efeito contrário, pois, ao invés de abafar o som, eles vão propagar. Portanto, muita atenção na hora de usar os têxteis na decoração.

Madeira
A madeira, além de aconchegante, dar um visual acolhedor e ao mesmo tempo em que pode ser rústico, pode ser moderno, também é um ótimo isolador sonoro, principalmente a madeira maciça. A madeira pode ser usada em consoles, painéis, no piso, em portas e janelas.

Espuma
As espumas são largamente usadas nos ambientes para isolar o som. São muito eficientes para abafar o som e podem ser usadas no teto, tanto de ambientes doméstico, quanto em ambientes corporativos, bares, boates e estúdios de gravação. Podem também ser colocadas nas frestas de portas e janelas.

Jardim Vertical
Quando pensamos ou quando vimos um jardim vertical, só pensamos na beleza, no contato com a natureza e o quanto ele pode umidificar o ar. O que poucos sabem é que o jardim vertical é um recurso bem moderno que promete impedir que os ruídos incomodem o dia a dia dos moradores. As plantas suspensas que cobrem um espaço vertical atuam como uma barreira acústica, além de representar uma linda opção de paisagismo.

Forro Modular de Fibra Mineral
Os Forros Minerais são produzidos em pura fibra mineral branca bio solúvel, com compostos naturais, livre de formaldeído ou quaisquer matérias nocivos, certificados pelos institutos EPA e IACR (Internatonal Agency for Cancer Research), atendendo aos mais altos requisitos internacionais, assegurados pelos certificados RAL e TUV de qualidade. Seu uso é recomendado em ambientes internos, dispensa pintura e é imune a cupins, fungos e corrosão.

Portas e Janelas Anti ruído
As portas anti ruídos e janelas anti ruídos com perfis especiais em alumínio, utilizando sistema de vidro duplo, triplo, quádruplo (com câmara de ar desidratado) e vidro aeroporto (5 camadas) e são de fácil de instalação. As janelas anti ruído não alteram a fachada dos edifícios e não causam quebra na alvenaria. É um recurso mais caro, que requer mexer na estrutura das casas já prontas, todavia podem também ser implantadas na fase de construção, caso ainda não tenha terminado.

Placas Acústicas
De fácil instalação, as placas acústicas não exigem nenhum tipo de preparo especial do teto ou paredes, constituindo-se no próprio acabamento final. Permitem aplicação em ambientes que já estejam habitados ou em funcionamento, como escritórios, salas, quartos, restaurantes, salas de aulas, estúdios, entre outros, com o mínimo de interferência no local. A placa é de cor cinza e pode ser pintada, respeitando o gosto de cada um

Green Glue
Green Glue é um material visco elástico que é colocado no meio de duas superfícies rígidas aumentando o isolamento sonoro (ex: entre duas placas de gesso cartonado ou entre a laje e o piso de madeira).