Cores adequadas para o ambiente empresarial

Contate-nos
Categoria:
Notícias

Sua empresa deve ser um lugar acolhedor para todos os que a visitam ou passam a maior parte do tempo nela. Cada móvel, objeto de decoração ou quadro devem estar em um lugar adequado.
Cores, plantas, tapetes, tudo faz parte da composição de seu ambiente de trabalho.
O uso das cores certas, nos ambientes empresariais, auxilia no bem-estar dos funcionários e visitantes, uma vez que elas podem interferir nas reações psicológicas dos indivíduos, relacionadas ao humor, satisfação e motivação; aumento do desempenho; menor fadiga visual; redução no índice de acidentes; facilidade de conservação e limpeza. Além disso, as cores são uma importante ferramenta no que se deseja transmitir aos clientes e funcionários.

Aprofunde seu conhecimento sobre as cores com essas dicas:

1. As cores quentes (amarelo, vermelho e laranja) aproximam e aumentam os objetos, diferentes das cores frias (azul, verde e violeta), que dão a impressão de se distanciar e reduzir as dimensões aparentes dos objetos. As cores escuras criam a sensação de aproximação, enquanto às claras aparentam amplitude.

2. Na percepção de tempo, experiências mostram que, em ambientes com cores quentes, o ser humano não tem noção da passagem do tempo, enquanto em locais com cores frias, o tempo é superestimado. No que diz respeito à percepção tátil, cores quentes parecem mais fofas e macias, enquanto cores frias causam a sensação de dureza.

3. Sons altos e fortes fazem com que os olhos fiquem mais sensíveis ao verde e ao vermelho. Estes dados são importantes para o correto planejamento das compensações visuais, em caso de problemas com ruídos em diversos tipos de ambiente.

Quanto ao significado das cores, destaca-se:

Amarelo: é uma cor de vivacidade e luminosidade, sugere proximidade. Se usado em excesso, pode-se tornar cansativo.

Azul: na cultura ocidental está associado à fé, confiança e pureza. O azul-escuro dá sensação de frieza e formalismo.

Laranja: cor estimulante e de vitalidade, relacionada à ação, entusiasmo e força.

Rosa: aquece, acalma e relaxa. Está associada à feminilidade e delicadeza.

Verde: sugere tranquilidade. Em tom claro, transmite sensação de paz e bem-estar. Tons escuros podem deprimir.

Vermelho: desperta entusiasmo, dinamismo e ação. Se usado em excesso, pode irritar e despertar violência.

Violeta: sugere proximidade e contato com a espiritualidade. O excesso torna o ambiente desestimulante. Assim como ocorre com o vermelho, com o azul-escuro e com o verde-escuro, não é recomendado o uso do violeta em grandes áreas.
Use com cautela as cores e torne mais agradáveis os ambientes de trabalho!

Fonte: www.blog.giacomelli.com.br